quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Helena - Machado de Assis (resumo)

Conselheiro Vale morreu e deixou um testamento dizendo ter uma filha chamada Helena, que deveria ser recolhida pela família. Estácio, até então filho único, e Úrsula, irmã do falecido, ficaram indignados no primeiro momento, mas logo Estácio se acostumou com a ideia de ter uma irmã. Já Úrsula e Dr. Camacho (amigo e médico da família) não aceitaram, mas foram obrigados a conviver com a situação.
Nos primeiros dias Helena ficou a maior parte do tempo dentro do quarto, pois não se sentia a vontade na nova casa. Com o tempo, ela e Estácio passaram a ser amigos o que a deixou mais confortável para ser a garota extrovertida e amorosa que sempre fora. Eles saiam todos os dias juntos para cavalgar e, durante o passeio, conversavam animados.
Estácio namorava Eugênia, filha de Dr. Camacho. Ele insistia muito para que o futuro genro entrasse para a política como deputado. Estácio sempre fugia do assunto, pois não gostava de política.
Quando D. Úrsula ficou doente, Dr. Camacho a examinou e passou todas as obrigações de cuidados com a enferma para Helena, como uma maneira de puni-la. No entanto, ela desempenhou seu papel com muita destreza e dedicação, dividindo seu tempo entre os cuidados com a tia e os afazeres domésticos.
Assim que a tia se recuperou da enfermidade passou a ver Helena com carinho e respeito. Helena, com seu jeito amável conquistou a todos, apenas Dr. Camacho continuava contra a menina, pois a enxergava como possível rival de Eugênia, já que Estácio mostrava-se constantemente atraído pela irmã.
Helena, por sua vez, insistia para Estácio pedir Eugênia em casamento. Porém, ele estava cada vez mais apaixonado por Helena a ponto de sentir ciúmes de qualquer pessoa que se aproximasse dela. Dr. Camacho descobriu que Helena e seu pajem iam sempre até uma misteriosa casa azul e, por isso, chantageou a garota dizendo que contaria para todos sobre esses passeios se ela não conseguisse persuadir Estácio a casar com Eugênia.
Estácio acabou cedendo a todas as pressões e fez tudo que o sogro queria: aceitou o matrimônio e iniciou na vida política. Porém, antes do casamento ser oficializado, uma tia distante de Eugênia ficou muito doente e Estácio precisou viajar com a noiva para esta cidade. 
Aproveitando a distância entre Helena e Estácio, o padre Melquior intercedeu por Mendonça, um rapaz apaixonado por Helena, para que eles se casassem. Helena aceitou, pois acreditava que com o tempo poderia aprender a gostar do futuro marido, já que ele era carinhoso e agradável. 
Assim que Estácio foi comunicado do matrimônio de Helena, voltou para casa correndo, mostrando-se contra este casamento, pois acreditava que Helena também era apaixonada por ele. 

Na manhã seguinte, Estácio viu Helena e o pajem saírem para uma cavalgada rotineira. Muito enciumando, Estácio foi atrás e viu Helena entrando na misteriosa casa azul. Ele esperou a garota ir embora e entrou na casa para descobrir quem morava lá. Era um homem de 36 anos que disse viver da caridade de diversas pessoas. Estácio ficou desconfiado e foi questionar Helena. Ela ficou pálida e não conseguiu responder, o que aumentou as suspeitas do irmão. Ele, então, chamou o padre e a tia Úrsula para contar-lhes o ocorrido.
O padre chamou Estácio para conversar a sós, a fim de falar-lhe sobre o amor possessivo que ele tinha por Helena. Este confirmou e disse que para se livrar deste sentimento casaria o mais rápido possível com Eugênia.
O padre seguiu com as investigações a cerca da casa azul e descobriu que aquele homem, na verdade, era o pai biológico de Helena. E que o Sr. Conselheiro Vale tinha a adotado quando se apaixonou pela mãe dela. O pai biológico de Helena disse que sofreu muito no início, mas, depois, vendo que ela era tratada com esmero pelo Conselheiro acabou por aceitar a situação já que este poderia oferecer-lhe uma vida mais digna. Assim que a mãe de Helena faleceu, o pai teve a oportunidade de se reaproximar da filha, que ficou morando em um colégio. Lá o Conselheiro ia visitá-la todos os dias, até que veio a falecer também.
Todos ficaram perplexos com a história, mas continuaram amando a doce Helena. No entanto, a vergonha consumiu sua vida da garota e ela acabou adoecendo até vir a falecer dias depois. Estácio sentiu-se imensamente abalado com a morte de seu grande amor.

Quer ajudar o canal? Compre qualquer livro na Amazon usando o link abaixo. Você não vai gastar nada a mais por isso! Gratidão! KINDLE: https://amzn.to/3Bq0S6A LIVRO: https://amzn.to/3EmBKQa


Nenhum comentário:

Postar um comentário