quinta-feira, 17 de março de 2011

Feliz aniversário - Clarice Lispector (resumo)

Era aniversário de 89 anos de uma senhora, mãe de 7 filhos. Ela morava com uma das filhas, Zilda, que havia preparado tudo para a festa e convidado os irmãos com suas esposas e filhos.
Logo depois do almoço, Zilda vestiu a mãe e a colocou na cabeceira da mesa já arrumada, a fim de esperar os convidados que chegariam no final da tarde.
A chegada de todos foi desastrosa. A aniversariante continuava na cabeceira da mesa sem participar da própria festa. Cantaram parabéns e uma neta pediu para a vó cortar o bolo. Ela o fez com brutalidade. Todos ficaram espantados.
A festa continuou e a idosa passou a observar com desdém a própria família. Inesperadamente, ela cuspiu no chão. Zilda ficou envergonhada, pois todos achavam que ela era responsável pela mãe. Um dos filhos fez um breve discurso tentando amenizar o clima desagradável que se instalara.
Até que, ao anoitecer, deram um beijo na aniversariante e foram embora. Ela continuou na cadeira, interessada no jantar que a filha deveria servir.

Acessem o vídeo e INSCREVAM-SE no canal. 

Quer ajudar o canal? Compre qualquer livro na Amazon usando o link abaixo. Você não vai gastar nada a mais por isso! Gratidão! KINDLE: https://amzn.to/3Bq0S6A LIVRO: https://amzn.to/3EmBKQa



18 comentários:

  1. obrigado eu professora pediu um resumo desta obra e eu nao sabia o que escrever

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que mostra uma idosa amarga com a vida e tmb a idade nao tter mais importancia com sua vida.

    ResponderExcluir
  3. tem uma prof muito fãs por ela ai passar um trabalho deste tema é chato com resumo enredo e muito mais...

    ResponderExcluir
  4. O conto Feliz Aniversário trata da hipocrisia familiar com ironia. E embora, escrito há algumas décadas, o texto ainda continua a ter certa relevância no dias atuais.
    Percebe-se que, ninguém se importa com ninguém no texto. Fica claro. É tudo uma ''farsa'', todos se odeiam... Eles se encontram só em datas comemorativas, vão só para comer (como é mencionando no texto), não há sentimento ou qualquer tipo de afeto dentro da família...
    Lindo o conto. Super recomendo!!!

    ResponderExcluir
  5. quais sao os personagens principais?qual é o tema e qual é o conflito?

    ResponderExcluir
  6. Esse conto é muito interessante, trata como o amigo disse acima da hipocrisia familiar, pessoas vazias, mesquinhas e invejosas. A "velha" como é tratada no conto é a única pessoa sã na estória e uma de suas noras e seu filho que são bons. O resto da família é resto mesmo, pobres de espírito e todas as outras particularidades ruins que um ser humano pode ter é bem dividido entre eles todos.
    Esse conto como também o conto clínica de repouso de Dalton Trevisan, que ganhou o prêmio camões da academia de letras, tratam do tema: IDOSO e seus sofrimentos e abandono pela própria família.
    Estão previstos em muitos vestibulares esse ano,como também tem grandes chances de serem citados no ENEM.
    Para quem não leu e nem se preocupou em saber a história do conto (querendo saber os nomes dos personagens), com certeza não terá a menor chance de acertar questões no vestibular, pois trata-se de "contos profundos" de "contos muito psicológicos" e isso implica no mergulho do leitor no texto.

    ALUNOS: vocês que querem passar no vestibular leiam os contos que nem são tão grandes, façam questões. Quando o professor der no colégio aprendam, participem. Sem a leitura não se chega a lugar nenhum.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. ÓTIMO RESUMO :)
    Ajudou-me muito!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. No mundo em que vivemos existem pessoas que infelizmente pensam e agem dessa maneira com desprezo em relação aos cuidados que tenham com seus semelhantes.Precisamos amar verdadeiramente como manda jesus.

    ResponderExcluir
  9. adorei o resumo, e infelizmente isso ocorre na vida de muitas pessoas, falta de afeto, carinho, amor, respeito e principalmente por falta de DEUS!! as pessoas pensam ser melhores umas das outras, superiores, quem tem o melhor carro é o melhor, olhamos as pessoas pela aparência física, pelos bens que ela tem, sendo que isso deveria ser o que menos importa, e sim o carisma, simpatia...

    ResponderExcluir
  10. o autor nao citou em nenhum momento a rivalidade entre os irmaos, que existia.

    ResponderExcluir
  11. Concordo! No mundo atual que vivemos, não é surpresa deparar com essa situações, clarice na sua profunda visão sabe muito bem.abordar esse temas para fazer-se pensar.

    ResponderExcluir
  12. Valeu pelo o resumo agora por vc pasei de ano

    ResponderExcluir
  13. Ótima resenha. Poderia disponibilizar as referências ?

    ResponderExcluir