quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Ilíada - Homero (resumo)

Paris, filho do rei de Tróia, raptou Helena, esposa de Menelau, o rei de Esparta. Este ficou enfurecido pela audácia de Paris e decidiu reaver sua esposa. Para isso, ficou por anos ao redor da cidade de Tróia com seus exércitos.
Aquiles era o principal guerreiro de Esparta, no entanto, acabou partindo após um desentendimento com Agamenon por causa de uma amante.
Após 10 longos anos de cerco, Menelau e Paris decidiram se encontrar para uma luta. Quem ganhasse ficaria com Helena. No entanto, Paris foi covarde e fugiu, pois tinha medo de morrer e ficar sem sua amada. Só conseguiu fugir com a interferência da deusa Afrodite.
Com a influência dos deuses, Tróia estava vencendo a guerra. Por isso, os espartanos tentaram convencer Aquiles a retornar para o exército. Ele só aceitou para vingar a morte de um grande amigo que foi morto por Heitor, irmão de Paris.
Para enfurecer os troianos, Aquiles, primeiramente, matou o irmão caçula de Paris e Heitor. Sua intenção era fazer Paris lutar. No entanto, Heitor, irmão mais velho, decidiu lutar no lugar de Paris, já que este tinha de acovardado uma vez e poderia fazê-lo novamente. Heitor era corajoso e queria defender Tróia, além de proteger seu irmão. 
Heitor foi morto por Aquiles que cravou uma espada entre o pescoço e ombro da vítima. Aquiles retirou a armadura de Heitor e o amarrou em uma carroça. Todos os guerreiros espartanos enfiaram suas espadas no corpo dele. Depois, Aquiles o arrastou dando três voltas em torno da muralha.
O pai de Heitor foi até Aquiles para pedir-lhe o corpo do filho a fim de realizar um funeral decente. A história termina com o funeral de Heitor. Paris e Helena continuaram juntos em Tróia. E Aquiles foi homenageado pelos espartanos.

Quer ajudar o canal? Compre qualquer livro na Amazon usando o link abaixo. Você não vai gastar nada a mais por isso! Gratidão! KINDLE: https://amzn.to/3Bq0S6A LIVRO: https://amzn.to/3EmBKQa


5 comentários: