sexta-feira, 25 de maio de 2018

As cinco sementes de laranja - Arthur Conan Doyle / Sherlock Holmes (resumo)

Sherlock Holmes
Arthur Conan Doyle
As cinco sementes de laranja Resumo
Sherlock Holmes Resumo

John Openshaw chega debaixo de muita chuva a casa de Sherlock Holmes para pedir ajuda sobre um caso familiar. Para explicar o caso ele conta toda sua história.
Openshaw contou que ainda moço foi morar com o tio Elias que era excêntrico, mas muito bondoso. Com o passar dos anos Openshaw foi assumindo os cuidados da fazenda do tio que o admirava muito. Tudo corria bem, até o dia que o tio recebeu um envelope com as letras KKK, dentro dele havia cinco sementes de laranja. O tio entrou em desespero e, a partir daquele dia, passou a viver trancado no quarto com medo. Lá queimou na lareira vários papéis que mantinha guardado em uma lata. Desses papéis Openshaw conseguiu resgatar uma folha azul que seu tio deixou cair sem querer. Essa folha parecia ser de um diário que continha algumas anotações a mão. O tio só saía do quarto quando estava tomado de coragem pelo álcool consumido. Nesse meio tempo um advogado foi chamado pelo tio para escrever um testamento deixando todos seus bens para o pai do sobrinho John Openshaw, e este seria automaticamente o futuro herdeiro. O mais intrigante foi seu tio dizer que se o sobrinho não conseguisse desfrutar da herança em paz, que a deixasse para seu maior inimigo.
Dias depois o tio Elias foi encontrado morto no quintal, ele estava caído numa poça cheia de espuma verde. Para os peritos da polícia o tio Elias tinha se suicidado. John Openshaw não aceitava essa versão pois conhecia bem o tio e sabia o quanto ele tinha medo de morrer.
Joseph, pai de John e irmão de Elias, tomou posse da herança. Tudo correu bem por pouco mais de um ano. Até que este também recebeu um envelope com as letras KKK, com cinco sementes de laranja e junto um bilhete que dizia para que Joseph colocasse os "papéis" no relógio de sol. O pai que não tinha conhecimento de nenhum papel não acreditou na história que John contou e resolveu viajar. John ficou aliviado do pai sair da fazenda, porém, dois dias depois recebeu um telegrama avisando que seu pai havia sofrido um acidente e caído num poço. Desta maneira John tornou-se o novo herdeiro da propriedade.
John viveu na fazenda por dois anos e oito meses tranquilamente. Chegou a acreditar que aquela maldição havia terminado. Porém, ele também recebeu o mesmo envelope com as letras KKK, cinco sementes de laranja e um bilhete para que ele deixasse os "papéis" no relógio de sol.
Sherlock Holmes
Arthur Conan Doyle
Por isso John foi parar na sala de Sherlock Holmes. Ele entregou a folha que resgatara do diário do tio para Holmes. Este pediu para John colocar esta folha dentro de um lata, escrever um bilhete dizendo que o tio havia queimado os outros papéis e colocar tudo no relógio de sol que havia no quintal da fazenda. No entanto, Openshaw foi morto antes mesmo de voltar para casa. Os peritos policiais concluíram que foi apenas um lamentável acidente.
Sherlock ficou muito chocado com a morte prematura de Openshaw, mas decidiu continuar sua investigação. Descobriu que os assassinos (aproximadamente 3 ou 4 pessoas) viajavam de barco pois cada envelope fora postado de um lugar diferente e, todas as cidades tinham um porto. Descobriu o nome do barco indo visitar os portos e conversando com algumas pessoas. E deduziu que KKK era a sigla de uma sociedade secreta chamada Ku Klux Klan que desejava resgatar esses "papéis" por conter informações secretas e valiosas para a sociedade.
Holmes preparou uma armadilha para os assassinos. Ele descobriu qual seria a próxima parada do barco e, para lá, enviou um envelope com cinco sementes de laranja. Isso iria assustar os assassinos, pois eles saberiam que haviam sido descobertos. No entanto, o barco nunca chegou a seu destino. A única notícia que se teve foi de um barco muito parecido sendo engolido por uma onda.

Quer ajudar o canal? Compre qualquer livro na Amazon usando o link abaixo. Você não vai gastar nada a mais por isso! Gratidão! KINDLE: https://amzn.to/3Bq0S6A LIVRO: https://amzn.to/3EmBKQa

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Não gostou da história? Ou não gostou do resumo? Se o problemas estiver no resumo, por favor, gostaria de saber o que o desagradou. Críticas construtivas são bem vindas.

      Excluir
  2. acho q o resumo é extenso demais poderia faze-los melhores

    ResponderExcluir