sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Um certo capitão Rodrigo - Erico Veríssimo (resumo)


Capitão Rodrigo chegou à cidade de Santa Fé e logo conheceu Juvenal Terra, que era irmão de Bibiana Terra, uma moça bonita que estava prometida para Bento Amaral, filho do coronel Ricardo Amaral Neto, dono de quase todas as terras e propriedades da cidade. Capitão Rodrigo conheceu Bibiana Terra no dia de finados, eles ficaram encantados um com o outro.
Padre Lara conheceu o forasteiro e, a pedido dos moradores da cidade e do coronel, sugeriu para capitão Rodrigo que fosse embora de Santa Fé. Sempre que encontrava uma oposição para ficar na cidade, sentia-se ainda mais entusiasmado. Essa decisão fez com que despertasse a ira de alguns rivais, como, por exemplo, Pedro Terra (pai de Juvenal e Bibiana), coronel Ricardo Amaral Neto (que mandava na cidade e desejava paz) e Bento Amaral (que estava prometido a Bibiana Terra).
Dona Paula, esposa de Nicolau, dono da venda, foi a primeira a cair nos encantamentos do capitão, deitaram-se por diversas vezes. Mas este dizia estar apaixonado por Bibiana e pediu ajuda ao irmão dela, Juvenal, para convencer o pai, Pedro Terra, a aceitar o casamento.
Na festa de casamento de dois moradores da cidade, Capitão Rodrigo tentou se aproximar de Bibiana, o que causou uma enorme discussão com Bento Amaral. Juvenal interrompeu a briga e sugeriu que os dois resolvessem o problema marcando um combate longe da cidade. Não foi permitido que o filho do coronel levasse capangas ou armas de fogo.
Partiram para o duelo. Capitão Rodrigo conseguiu prender Bento Amaral e escrever uma parte da letra R no rosto do rival, como marca de seu nome. Bento Amaral, para não sair derrotado, atirou no capitão com uma arma de fogo. Ele ficou entre a vida e a morte, mas conseguiu sobreviver.
Bibiana e capitão Rodrigo Cambará se casaram. Eles foram felizes por vários meses. Juvenal e o cunhado abriram uma venda. Quando Bibiana engravidou, Rodrigo começou a sentir-se prisioneiro, por isso, pediu ao sócio para viajar a fim de fazer as compras para a venda. Ficou três meses fora e voltou cheio de saudades da esposa. O filho deles nasceu, Bolívar.
A vida seguiu pacata, o que, depois de um tempo, voltou a inquietar o capitão, que era um homem acostumado com a agitação da guerra. Eles tiveram Anita, segunda filha, já no segundo ano de casamento. Rodrigo Cambará vivia gastando muito dinheiro em jogos e bebida, além de pensar continuamente na mulher que teve durante sua viagem e fazer visitas a outras tantas.
Até que chegou em Santa Fé uma família alemã. Helga Kunz, moça muito bonita, foi outra vítima do forasteiro. Bibiana sabia que o marido tinha duas amantes, mas ficou com medo de perdê-lo para a alemã, mas esta foi embora da cidade meses depois com o noivo. Isso fez com que o capitão se sentisse ainda mais prisioneiro e descontasse a angústia na bebida e no jogo.
A filha do casal, Anita, adoeceu. Rodrigo foi avisado enquanto jogava, mas não quis deixar a bebida e os amigos para socorrer a menina. Ela morreu horas depois, o que despertou-o para a vida familiar novamente. Tiveram outra filha, Leonor.
Os rumores da guerra aumentavam. Pedro Terra foi preso por confrontar o coronel Ricardo Amaral Neto, que apoiava o governo. Capitão Rodrigo fugiu para não ser preso como o sogro. Dirigiu-se para a guerra. Bibiana ficou esperando pelo retorno do marido por muito tempo, mas sempre conformada com o destino dele. Até que padre Lara chegou com a notícia de que a tropa de Rodrigo Cambará estava se aproximando da cidade para lutar contra o coronel Ricardo Amaral Neto e sua família. Bibiana resolveu esperar o marido em casa, mesmo sabendo do riscos que corria.
Capitão Rodrigo  e Bibiana se viram por alguns instante, depois ele voltou para o ataque a casa do Amaral. Na manhã seguinte, chegou a notícia de que Bento Amaral tinha fugido, mas que o coronel Ricardo Amaral Neto e o capitão Rodrigo Cambará estava mortos.
Depois da morte do marido, Bibiana continuou morando na casa onde foi feliz com ele e cuidou dos filhos, Bolívar e Leonor.


Quer ajudar o canal? Compre qualquer livro na Amazon usando o link abaixo. Você não vai gastar nada a mais por isso! Gratidão! KINDLE: https://amzn.to/3Bq0S6A LIVRO: https://amzn.to/3EmBKQa




35 comentários:

  1. Muito Obrigado Esse Resumo me ajudou a Fazer uma coisa Muito Boa'

    ResponderExcluir
  2. esse resumo me ajudou no vestibular pq é muiito dificil ler todas as obras literárias q eles pedem muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. muchas gracias, me ayudaste mucho

    ResponderExcluir
  4. Ameei o livro, e o resumo me ajudou mto tbm!

    ResponderExcluir
  5. valeu , o resumo me ajudara na prova ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo!! Acesse o canal do YouTube tbm. Lá tem vários vídeos com resumos bem completos. Tenho certeza que vai te ajudar bastante.

      Excluir
  6. Nossa, esse livro me ajudou muito, fazer um trabalho, Obrigado

    ResponderExcluir
  7. AJudou muito, obrigado mesmo... Bem que poderiam ter um pouco mais de detalhes, pra ajudar numa verificação de leitura ! k

    ResponderExcluir
  8. obrigada esse resumo me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  9. quanto anos Anitta tinha quando morre ??

    ResponderExcluir
  10. o livro em si é uma droga, porém o resumo ajudou

    ResponderExcluir
  11. para o cara q escreveu esse resumo que deus te abencoe q eu n li nenhuma pagina desse livro e fui ben numa prova

    ResponderExcluir
  12. Cara, esse livro é ótimo.... agora quero ler a saga do Tempo e o Vento

    ResponderExcluir
  13. Valeeu, ajudou pra caralho :3

    Vai dá pra eu me virar bem , sem ler o livro, na prova de amanha *.*

    ResponderExcluir
  14. Bem resumido. Me ajudou muito :)

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pelo resumo! Muito difícil ler esse livro se você quiser manter sua vida funcionando regularmente.

    ResponderExcluir
  16. Muuuito útil esse resumo! Vai salvar a minha nota! :)

    ResponderExcluir
  17. Resumos são fundamentais pra quem não pode ler em função do tempo obrigado

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. muito bom nossan kkkkk mentira nem li ainda so vendo os comentarios bons e pensei kkkk mais vou ler agora tchau kk

    ResponderExcluir
  20. me ajudou muitooooooo, obrigada

    ResponderExcluir
  21. esse resumo é uma bosta to brincado e mt bom e me ajudou num trabalho de port

    ResponderExcluir
  22. Precisava ler o livro , preguiça foi maior , tamo aqui asuashuasuahs

    ResponderExcluir
  23. Valeuu, precisava ler o livro mas não deu tempo, ajudou d+ e com certeza vou bem na prova, montei um esquema com esse resumo :D Ajudou pakas

    ResponderExcluir
  24. Olá, eu gostaria de obter os personagens do livro,Um certo capitão Rodrigo em E.V.A
    OU ALGO QUE FICASSE BEM MAIS SIMPLES DE RESUMIR O LIVRO PARA OS ALUNOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei onde conseguir. Na verdade acho que provavelmente vc não vai encontrar bonecos prontos. Uma ideia é pegar desenhos aleatórios de família na internet e imprimir em sulfite. Se quiser deixar mais durinho depois cola em uma canson.

      Excluir